Visão do Ser

Um convite…

Todas as abordagens psicológicas possuem uma visão de ser humano e ela é extremamente importante, muito mais que toda a teoria por trás delas, pois é essa visão que norteará o olhar do psicólogo em suas atuações.

Por esse motivo , quando um psicólogo escolhe uma abordagem para seguir,  ele também deve adotar essa visão de ser humano, só assim ele conseguirá atuar de acordo com sua abordagem.

Por algum tempo eu não tinha uma abordagem especifica mesmo depois de formado, simpatizava muito com linha humanista de Rogers, mas me identificava com as técnicas utilizadas pelo cognitivo-comportamental, mas não conseguia seguir a maioria das visões de Ser humano a mim apresentadas, pois o meu olhar era muito amplo quando se tratava da vivencia humana.

Eu me considerava uma pessoa de pensamento holístico, não conseguia ver as divisões imposta por algumas teorias ou ver o ser humano limitado a uma mente ou corpo ou comportamento ou sociedade ou, ou, ou, ou, ou.

Para mim o ser humano é completo com todas as dimensões em uma só unidade e ao mesmo tempo ele seria múltiplo, afinal sua capacidade de adaptação permite uma flexibilidade para se comportar e se fazer perceber de diversas formas dependendo do contexto presente.

Somente após algum tempo, estudos e cursos cheguei à abordagem fenomenológica-existencial, nela encontrei uma visão de ser humano parecido com a minha e passei a adota-la.

Essa foi a minha história de como decidi a abordagem psicológica que eu seguiria e acredito que a maioria dos psicólogos tem histórias parecidas.

E aqui convido vocês a dizer como decidiram seguir a abordagem que usa hoje e se gostariam de um podcast e ou vídeo sobre esse assunto.

Um forte abraço a todos.

Gostou do texto? Compartilhe nas redes sociais!

1916962_1096232783740887_5974827534243421300_nPaulo Gomes é psicologo clinico e idealizador da pagina Estar Pleno que fala sobre psicologia, saúde ,bem estar e por que não diversão?

CRP 06/115604

Paulo Gomes

view all posts

Psicólogo Clínico na região do ABC Paulista e Zona Sul de São Paulo e administrador da Página Estar Pleno no Facebook

0 Comments

Join the Conversation →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *