Ai meu Deus vai dar Errado

1434705663_423636_1434709418_noticia_normal

 

 

 

Amigos universitários, estudantes das artes ocultas do universo, e ratos  de concurso, vamos hoje falar mais uma vez sobre atenção.

Ah, Rafael, mas você já escreveu sobre isso!

Eu sei, mas isso é tão importante para o aprendizado e para nossas escolhas, que nunca é o suficiente aprender sobre a atenção

Bem, devido os tortuosos e excelentes caminhos da evolução da nossa espécie, costumamos dar atenção para aquilo que é importante, para coisas relevantes em nossa história de vida e, para aquilo que pode acabar com nossa existência.

E meus amigos, a atenção que damos para aquilo que é ruim é tão grande que as vezes pode suprimir até estímulos que são prazerosos pra gente.

Por exemplo: você está numa floresta, tudo escuro, a luz do luar mal consegue te ajudar a enxergar a mais de 2 metros de você. Porém, nesta floresta você está acampando com sua namorada(o). Uma linda(o), esbelta(o) e “desejante” mulher – ou homem!

Ela, ou ele é em poucas palavras um estímulo discriminativo para a sua atenção quando tira a roupa… Mas aí você ouve barulhos vindos de fora. Esse barulho parece vir de uma fera – que não é você. E pela intensidade parece se aproximar. E continua, cada vez mais alto, cada vez mais perto…

Agora, parece que sua namorada não te chama tanta atenção assim, não é mesmo!

Aí está a grande sacada:

Seu esperto cérebro vai tentar te alertar sobre possíveis perigos, desviando sua atenção, fazendo você deixar de lado aquilo que momentaneamente não vai garantir sua sobrevivência.

Foi com essa pequena história que tentei exemplificar por que damos tanta atenção para nossos problemas e deixamos tantas oportunidades passarem por nós.

Algumas coisas são inatas a nos chamar atenção, mas vale lembrar nosso passado evolutivo e perceber o porquê olhamos tanto, para o que vai dar errado.

Porém, devemos nos esforçar ao máximo para quebrar essas correntes inatistas e treinar nosso cérebro para perceber as boas oportunidades da vida. Até porque se ficarmos dando atenção para tudo que é de ruim desse mundo, não dormimos mais.

Fique atento! Mais Psicodicas então vindo por ai.

Rafael Cerqueira

view all posts

Escritor de meia tigela, editor e idealizador do Piscocast, universitário nerd, amante da psicologia e apaixonado por conhecimento.

0 Comments

Join the Conversation →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *