PsicoDica #32 – Fiz Psicologia e aí? No que posso Trabalhar?

Quando falamos para amigos e familiares que fazemos psicologia, a primeira imagem que vem a cabeça das pessoas é a gente sentado atrás de alguem que esta deitado em um divã, ou mesmo de frente, com um jaleco branco dizendo coisas como fale mais sobre isso.

Este estereótipo também acaba sendo comum entre muitos estudantes de psicologia pois não sabem bem o que um psicólogo exatamente faz.

Em minha formação percebi que muitos vinham até o curso porque conheciam um pouco da teoria por cursos de Rh, porque conheciam a psicanálise de Freud ou porque já precisaram de psicólogos e acharam legal esse negócio de psicoterapia. Salvo as exceções, os estudantes pensam, na maioria dos casos, em trabalhar com psicologia clínica, as variações vão ser mais em relação ao público alvo, como crianças, adolescentes, adultos, idoso, etc.

Nada contra os psicólogos clínicos, porém a psicologia tem um campo de atuação muito vasto. Aqui no Psicocast fizemos um Podcast só para falar das diversas atuações do psicólogo que são muito bem remuneradas porém pouco divulgadas.

Além da psicologia clínica podemos trabalhar em hospitais, em equipes multidisciplinares nas áreas de saúde e educação, psicologia do esporte acompanhando atletas, times e grupos, psicologia jurídica, ser policial militar psicólogo e atuar dentro da corporação militar, psicólogo para testes de cnh, trabalhar com pesquisas e ser remunerado por isso, psicólogo institucional, fazer terapia comunitária, psicologia social, psicologia dentro de empresas, inclusive este último segmento já deixou psicólogo milionário no brasil.

Poderia ficar aqui listando vários campos de atuação, mas o que quero transmitir com esse pequeno texto é que existe um universo gigantesco dentro da psicologia, Não tenha medo do mercado de trabalho, a muito campo de atuação e eles por muitas vezes se conversam, o que nos beneficia em uma coisa: se a crise aparecer, teremos capacidade de se virar muito bem nessa profissão.

Não se deixe enganar por psicólogos que dizem que o mercado de trabalho está difícil, que o pessoal está fugindo das clínicas, e que na crise, a terapia é a primeira coisa que cortamos. Tem muitas outras áreas aí disponíveis.

A mensagem final é: Não está fácil pra ninguém, mas o mundo está cheio de rotas de fuga.

Rafael Cerqueira

view all posts

Escritor de meia tigela, editor e idealizador do Piscocast, universitário nerd, amante da psicologia e apaixonado por conhecimento.

2 Comments

Join the Conversation →

  1. Admito que estou exatamente a 4 períodos de me formar e estava pensando exatamente nisso, estranho que achei esse site muito aleatoriamente, e estou vendo cada vez mais que o conteúdo que vocês estão fazendo vai ser bem útil para me ajudar, espero que esteja sendo útil para outras pessoas também (Detalhe acabei de ver que tem um podcast de vocês sobre Psicologia Jurídica a área que quero seguir, estou baixando neste momento kk)

    Everaldo / Responder
    • Everaldo força que está quase acabando! Apesar que pra quem gosta de psicologia o estudo nunca para.

      Muito obrigado pelo feedback, e se tiver algum tema que você precise pra estudar manda ai que a gente faz um podcast especial pra você.

      Abraços e vida longa ao Psicocast

      Rafael Cerqueira / Responder (in reply to Everaldo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *