Ninguém Está se Entendendo

psicodica-25

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nunca se falou tanto como hoje. Existem diversas redes sociais, aplicativos e esforços online e off-line para as pessoas se encontrarem e conversarem. Mesmo assim ninguém se entende.

Parece que cada um está falando sozinho e em línguas completamente diferentes. Triste, não?

Você já passou por aquela situação em que escreveu uma mensagem no whatsapp (ou gravou um áudio) que achava ser super claro, mas que a outra pessoa entendeu algo totalmente diferente do que você queria dizer? E, pior, você tentou explicar direitinho, mas só conseguiu deixar as coisas piores? Se sim, sabe como situações desse tipo são muito chatas e irritantes. Sentimo-nos profundamente incompetentes em nos comunicar, como se tivéssemos desaprendido a fazer isso.

Normalmente, achamos que se comunicar é algo muito simples, bastando dizer o mais articulado e direto possível o que queremos para que o outro nos entenda. Porém, você sabe que não é bem assim. Mesmo que utilize palavras simples, o outro pode interpretar as coisas de um jeito bem diferente do que você queria quando disse algo.

Tudo isso é fato porque a comunicação é um troço mega complicado. Não basta escolher meia dúzia de palavras, imagens ou sons porque não são esses símbolos que garantem o nosso entendimento. Quer ver?

Quando expressamos algo, a outra pessoa está prestando atenção no que você diz e no que você não diz. Tudo é usado para entender o sentido daquela conversa. Não adianta tentar fingir, o outro vai sacar seu medo, sua raiva, sua ansiedade ou suas más intenções.
Nós somos um bicho bem engraçado mesmo. E, para ficar pior, a outra pessoa, mesmo sem saber, está usando todas as experiências que já teve e a sua intuição para entender o que você quer comunicar.

Por tudo isso, diversos ruídos podem acontecer e dificultar algo que poderia ser muito mais simples. Você fala a e o outro entende h. Isso sempre existiu, mas por algum motivo hoje tem ficado muito pior. As redes sociais colocaram no ventilador essa questão para todo mundo ver: todo mundo quer ser compreendido, mas ninguém está se entendendo de verdade.

Nesse assunto, falta quase tudo: habilidade para se expressar melhor, saber ouvir, ter paciência, empatia, autoconhecimento e autocontrole. Todo mundo quer defender sua verdade e é incapaz de ter paciência para ouvir críticas. E, por falar nelas, têm vindo cada vez mais duras, carregadas de ódio e crueldade e profundamente desrespeitosas. Não se criticam ideias, mas pessoas.
Essas questões sempre existiram, mas têm aumentado demais e se não fizermos algo par

a melhorar, logo mataremos aquilo que mais caracteriza o ser humano: a humanidade que habita em nós e nossa capacidade de nos relacionarmos. Temo que poderemos viver como grandes bolhas ambulantes que não se entendem de jeito nenhum e apenas ocupam o mesmo espaço.
Isso é o que não quero que aconteça (e imagino que você também não). Tem jeito nisso tudo? Eu penso que sim e parte de algo bem simples, mas que exige arregaçar as mangas: aprender novas habilidades de comunicação e relacionamento. Vamos pensar nisso juntos?

Te aguardo.

TEXTO DE WELLINGTON CIMBROM

Psicólogo (CRP 06/132808), escritor, palestrante e pesquisador. 

Rafael Cerqueira

view all posts

Escritor de meia tigela, editor e idealizador do Piscocast, universitário nerd, amante da psicologia e apaixonado por conhecimento.

0 Comments

Join the Conversation →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *