Ivan Pavlov e o Condicionamento Clássico

Quem Ivan Pavlov e o que é condicionamento clássico da maneira mais estranha possível

 

Rafael Cerqueira

view all posts

Escritor de meia tigela, editor e idealizador do Piscocast, universitário nerd, amante da psicologia e apaixonado por conhecimento.

2 Comments

Join the Conversation →

  1. Muito boa a explanação, mas não entendi o último exemplo de alguém ser mordido por cachorro e passar a reagir a latidos, estaria o condicionamento associado também ao trauma ou fobia? Seria suficiente um estímulo para gerar esse condicionamento? Nesse caso, esse reflexo então diminuiria com o tempo se a pessoa não fosse mais mordida? Como diferenciar de fobia, se nesse caso o melhor pode ser a exposição controlada ao estímulo que gera o medo?

    Parabéns pelo portal, comecei pelo podcast, mas estou explorando os vídeos e textos também.

    Jonathan Friesen / Responder
    • Opa Jonathan, sobre sua dúvida em relação ao condicionamento, SIM, pode estar ligado a traumas, mas lembre-se que o comportamento humano é multifatorial, não podemos defini-lo apenas por condicionamento. E em relação a ele sumir com o passar o tempo, como a relação qu o criou foi muito traumática, a fobia pode persistir, até porque, algumas memorias tem uma configuração no cérebro. Vou pesquisar mais e farei um vídeo.

      Abraços cara e vlw continue acompanhando nosso trabalho

      Rafael Cerqueira / Responder (in reply to Jonathan Friesen)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *